A habilitação de PILOTO PRIVADO-AVIÃO (PP-A) constitui o primeiro degrau da carreira de piloto de avião, é imprescindível não se perder de vista que a formação do piloto privado-avião deve ser tratada como uma preparação basilar para a ascensão aos demais níveis da carreira de piloto de avião, na medida em que o objetivo final para a maior parte dos candidatos que buscam obter esta licença é tornar-se profissional da aviação.
Por se tratar de uma formação básica para os demais níveis da carreira de piloto de aeronaves, o curso “Piloto Privado-Avião” (curso de PP-A) foi concebido, basicamente, contendo duas partes – parte teórica ou instrução teórica e parte prática ou instrução prática, de modo a assegurar a plena capacidade para operar uma aeronave monomotora simples, em conformidade com as normas de segurança de vôo. A duração da parte prática dependerá da regularidade da freqüência do aluno às atividades de vôo, bem como de sua capacidade de aprendizagem, das condições meteorológicas e das condições de uso da pista, sendo necessárias no mínimo 35 horas de vôo.
A habilitação PILOTO COMERCIAL-AVIÃO (PC-A) tem como finalidade preparar o piloto-aluno para o mercado de trabalho, podendo esta habilitação ser de vôo por instrumentos. Por se tratar de uma formação mais avançada, o curso “Piloto Comercial -Avião” (curso de PC-A) foi concebido, basicamente, contendo duas partes – parte teórica ou instrução teórica e parte prática ou instrução prática, de modo a assegurar a plena capacidade para operar aeronaves monomotoras ou multimotoras, em conformidade com as normas de segurança de vôo.
Boa parte do treinamento prático de vôo do curso “Piloto Comercial -Avião” (curso de PC-A) é realizado dentro da Terminal São Paulo, um dos mais movimentados do país, com vôos totalmente controlados.
O Curso de MULTIMOTOR se propõe a fornecer subsídios teórico-práticos para que o piloto desempenhe, com maior segurança e eficiência, um vôo em aeronaves multimotoras.
O Curso de VÔO POR INSTRUMENTO (IFR) se propõe a fornecer subsídios teórico-práticos para que o piloto desempenhe, com maior segurança e eficiência, um vôo nas condições meteorológicas mais adversas.
O Curso de INSTRUTOR DE VÔO – (INVA) se propõe a fornecer subsídios teórico-práticos para capacitação do piloto como Instrutor de vôo, de modo que desempenhe, com segurança e eficiência a função de instrutor de vôo.
O Curso de SIMULADOR (IFR) se propõe a fornecer subsídios teórico-práticos para que o piloto desempenhe, com maior segurança e eficiência, seu treinamento junto ao curso prático de IFR.